sexta-feira, 18 de junho de 2010

Saramago - A morte de um mestre

Hoje, o Post é um tanto quanto triste, pois a Literatura perdeu, no dia de hoje, um de seus nomes mais importantes: José Saramago. Sem querer fazer um trocadilho daqueles mais previsíveis, Saramago era um verdadeiro Mago da Literatura, pelo menos em Língua Portuguesa. Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, o mesmo que não conseguiu, nunca, nenhum brasileiro ganhar, é tido como um dos melhores escritores Portugueses de todos os tempos.
Tímido ao extremo, via na Literatura a forma de libertar-se e colocar, ao mundo, aquilo que acreditava e via. E não era pouca coisa: dono de uma cabeça extremamente iluminada, utilizava-se da Lígnua Portuguesa de maneira magistral. Não pretendo, de maneira nenhuma, analisá-lo, pois mais importante que isso, é ver a importância e a grandeza de sua obra. Entre as mais conhecidas, merece destaque o livro "Ensaio sobre a cegueira", que teve uma adaptação cinematográfica das melhores. Abaixo, segue o final do Livro, transcrito após ser lido exaustivamente por mim, desde os idos de 1996...

"(...) Vai ficar cego, Não, logo que a vida estiver normalizada, que tudo comece a funcionar, opero-o, será uma questão de semanas, Por que foi que cegamos, Não sei, talvez um dia se chegue a conhcer a razão, Queres que te diga o que penso, Diz, Penso que não cegamos, penso que estamos cegos, Cegos que veem, Cegos que, vendo, não veem.
A mulher do médico levantou-se e foi à janela. Olhou para baixo, para a rua coberta de lixo, para as pessoas que gritavam e cantavam. Depois levantou a cabeça para o céu e viu-o todo branco, Chegou a minha vez, pensou. O medo súbito fê-la baixar os olhos. A cidade ainda ali estava."


Nenhum comentário:

Postar um comentário