terça-feira, 1 de junho de 2010

A Literatura, a Música e a Guerra...

Falar sobre Segunda Geração é falar sobre a Literatura que traduz a vida em meio a uma guerra horrível, desumana. Matar porque não comungam da mesma opinião. Matar porque têm uma etnia diferente. Matar porque isso dá prazer. Precisamos pensar, ver no outro o nosso igual, por mais diferente que este seja. Nossa semelhança, como seres humanos, esté exatamente na diferença. Por sermos diferentes é que somos iguais. Por sermos diferentes é que somos interessantes. Pra vocês, hoje, Drummond em minha fase predileta e, claro, Vinícius, o eterno Poetinha (poeta maior) eternizado na voz de tantos, agora na voz dos pequeninos.

Sentimento do Mundo
(Carlos Drummond de Andrade)

Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo,
mas estou cheio de escravos,
minhas lembranças escorrem e o corpo transige
na confluência do amor.
Quando me levantar, o céu estará morto e saqueado,
eu mesmo estarei morto, morto meu desejo, morto
o pântano sem acordes.
Os camaradas não disseram que havia uma guerra
e era necessário trazer fogo e alimento.
Sinto-me disperso, anterior a fronteiras,
humildemente vos peço que me perdoeis.
Quando os corpos passarem, eu ficarei sozinho
desafiando a recordação do sineiro,
da viúva e do microscopista que habitavam a barraca
e não foram encontrados ao amanhecer
esse amanhecer mais que a noite.

Vinícius na voz das crianças

Um comentário:

  1. Apresentação magnifica de Rosa de Hiroshima... linda obra do vinicius... Para´béns pelo blog professor...

    ResponderExcluir