quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O mesmo assunto de ontem

Três dias seguidos postando coisas? O que será que está acontecendo comigo? Sei não, mas vamos lá.
Gostaria de pedir desculpas, mais uma vez, por usar esse blog literário para um desabafo, mas hoje uma coisa me incomoda muito. Tenho recebido, seguidamente, e-mails que associam o PSDB ao escândalo do ENEM. Antes de mais nada, gostaria de deixar bem claro que não sou psdebista, mas, infelizmente, mais uma vez os petistas de plantão me assustam com as mudanças de discurso. Essas mesmas mudanças de discurso que durante tanto tempo eles repudiaram, assim como a mudança de postura de atacar.
Durante tanto tempo ouvi que era uma prática comum dos ditos de "direita" o jogo sujo e a modificação de foco, para que escândalos e acontecimentos graves fossem esquecidos. Hoje, assim como ontem, percebo que a coisa é bem diferente. Diante do escândalo que foi o ENEM do último final de semana, vejo que os ligados ideologicamente ao governo partiram para o mesmo expediente: lembram, agora, dos escândalos dos outros, como que buscando justificar seu erro e fugir das críticas.
Em momento algum, penso que escândalos, venham de onde vier, devam ser esquecidos, mas me impressiona perceber que, para tirar o foco de nosso ENEM "perfeito", estou recebendo uma enxurrada de e-mails falando que os de "direita" sempre foram contra o ENEM, assim como sempre foram contrários à popularização da educação.
Penso que devemos analisar os erros e pronto, sem buscarmos, no ataque aos outros, meios de fugir do que está errado. Erros como os acontecidos no último final de semana são graves em qualquer governo, independente de que esteja à frente dele. Acredito que devemos analisá-los e buscarmos não mais incorrermos neles. O que me assusta é ver, mais uma vez, muitos de nossos "governistas" utilizarem-se de lembranças do passado e de ataques àqueles que os criticam. Por mais utópico que possa parecer, ainda espero o momento em que nossos governantes assumirão seus erros e, verdadeiramente, modificarão sua postura para que tais coisas não mais aconteçam.
Desculpem, mais uma vez pelo desabafo, mas precisava falar.
Amanhã eu volto com Literatura, vida, lugar de imaginação correto, ali sim podemos, com a liberdade que a linguagem nos dá, imaginarmos as coisas como elas deveriam ser, e não como são.

Um comentário:

  1. Me surpreendo com os esquedistas, sinceramente. Justificar a catástrofe que foi o ENEM desse ano e do anterior com citações de fatos políticos passados é rídiculo. Mas o pior, é que não faz sentido! As críticas da dita direita se mostraram certas, afinal, o exame de nível nacional está se mostrando inadministrável pelo nosso querido presidente. E ainda conservo minha opinião, é inviável fazer um exame de nível nacional em um país com as diferenças e dimensões continentais como o Brasil. Sem contar das minhas suspeitas de que esse ENEM foi feito pelo nosso presidente e revisado pela nossa futura. Por favor né..

    ResponderExcluir