quinta-feira, 8 de março de 2012

Correção dos Exercícios

Pessoas,
Ontem eu postei o trem aqui, da correção, mas hoje eu fui conferir e não tava o trem! Absurdo esse negócio internético. Mas agora segue a correção:

1. a) AS - O.D.        AS - O.D.
    b) ELAS - SUJ    AS - O.D.
    c) EU - SUJ        LHE - O.I.
    D) LHE - O.I.

2. a) Errado, pois não se inicia frase com pronome oblíquo. O "certo" seria DISSERAM-ME
    b) 2° B e 2º A - Certo. 2º C - Errado, com a mesma justificativa da letra a.
    c) Correto. Classifica-se como mesóclise ou ênclise
    d) Errado. Nesse caso utiliza-se a mesóclise, enviar-lhe-ia
    e) Correto.

3. a) Entre as duas, temos diferenças semânticas. Além destas, temos modificações morfossintáticas na segunda, pois o adjetivo está substantivado.
b) Apesar da segunda ser considerada errada pela G.T. é extremamente produtiva em PB. Além disso, temos um pronome pessoal do caso reto desempenhando função de O.D., típico dos obliquos.
c) Temos diferença na segunda, quando o núcleo do sujeito é um adjetivo e o adjunto é um verbo. No caso, o primeiro está substantivado, enquanto o segundo está adjetivado. Vale ressaltar que temos diferenças semânticas grandes entre elas.
4. Esse - catafórico; Esse problema (quando olhado todo junto) - Anafórico; Estes - anafórico; Eles - catafórico; Os (em os estimula) - anafórico.

Espero que alguém veja ainda hj isso aqui!

Até amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário