segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Clarice.... Sempre Clarice....

Antes que a última postagem complete um mês, decidi dar uma postadinha rápida, entre uma revisão de texto e outra. Nessas duas últimas semanas, comecei a trabalhar, com os meninos do terceiro ano, uma de minhas autoras prediletas: Clarice Lispector. O que dizer sobre esta escritora tão aclamada, quando tudo já foi dito e pouco nos resta a analisar?
Sei que posso dizer o que ler Clarice significa pra mim. Sei que posso dizer o que não compreender Clarice, ainda que compreendendo, pode significar pra mim. Olhar o mundo com o olhar de Clarice é tentar abarcá-lo em busca da compreensão, ainda que esta não venha. É perceber que perguntar, muitas vezes e, porque não dizer, sempre, é mais importante do que encontrar respostas. Foi com Clarice que eu percebi que, quando encontramos as respostas, paramos de nos preocupar com o que verdadeiramente importa: a pergunta. Foi com Clarice que compreendi que ao encontrar a felicidade, deixamos de ser felizes, pois feliz é aquele que motiva-se em buscar a felicidade. Foi com Clarice que eu compreendi que o íntimo é a parte mais importante do ser, mesmo que ele não seja belo ou que esteja tudo certo. Foi com Clarice que, resumindo, aprendi que viver ultrapassa qualquer compreensão.
Uma de minhas maiores alegrias ao lecionar Literatura é poder encontrar, na própria Literatura, o sentido de tudo, a explicação de tudo, ainda que essa explicação resulte na falta de explicação. É por meio da Literatura que compreendemos que a vida pode ser muito... muito o quê? Não sei, desisti de compreender. Desisti de procurar nas grandes respostas a resposta e decidi olhar para o mínimo, olhar cada momento como se fosse uma epifania e perceber que o mundo tem muito mais a oferecer a quem questiona, do que a quem responde.
Divaguei bastante, mas o que é entender Clarice, se não um eterno divagar?
Pra finalizar, um videozinho com alguns trechos dela... Clarice Lispector....


Um comentário:

  1. Oiii... Quanto tempo!!! Estou morrendo de saudades!!
    Nossa... Você e a Clarice me salvaram na prova do último vestibular da UnB... (hahaha).

    Beijinhos da Dressa

    ResponderExcluir